COMPOSTO DE ALTA QUALIDADE PARA OS MELHORES VINHOS

A região de Bordeaux é famosa por seus vinhos. Alguns dos mais renomados vinicultores fazem uso do composto de alta qualidade de La Grande Jaugue.

21 DE NOVEMBRO DE 2013

Nós visitamos uma vinha local. Aqui, a sustentabilidade ambiental é escrita em grande escala. Para atrair pássaros e insetos benéficos, há árvores e plantas nativas entre as videiras. A vinha tem até o seu próprio sistema de tratamento de água. E há 10 anos, a vinha mudou de fertilizantes químicos para compostagem. A influência na qualidade das vinhas, uvas e vinho tem sido nada menos que surpreendente. O vinhedo usa adubo como fertilizante antes de plantar novas videiras, e também aplica um composto fino três vezes por ano para alimentar o solo. Quanto melhor o composto, melhor o controle da doença e a qualidade do solo. O composto de alta qualidade também precisa ser aplicado com menos frequência, de modo que as máquinas agrícolas não precisam passar entre as fileiras de videiras com tanta frequência.

Adubo em vez de produtos químicos
Para obter o composto de alta qualidade que requer, o vinhedo se voltou para o fornecedor regional La Grande Jaugue. La Grande Jaugue produz adubo desde 1997, e concentra-se em um produto de qualidade para clientes exigentes, como campos de golfe, estádios de futebol e vinhedos luxuosos. Localizada em St Médard en Jalles, perto da cidade de Bordeaux, a empresa faz parte do diversificado grupo BTPS. O diretor da La Grande Jaugue, Bernard Langla, esteve envolvido na criação da operação de compostagem desde o início. Hoje, com 12 funcionários, processa 54.000 toneladas de resíduos verdes por ano.
Ele se orgulha de ter conseguido convencer muitos vinicultores a mudarem de fertilizantes químicos para adubos e, entre seus clientes, alguns dos mais renomados vinicultores franceses em Bordeaux e Borgonha. Enquanto isso, a reputação da empresa chegou a se espalhar para o Marrocos, onde a qualidade do composto de La Grande Jaugue é usada até mesmo para as plantações de arroz.

Melhoria constante
Máquinas da Komptech - dois trituradores Crambo e uma tela estrela da Multistar - são uma parte importante das operações em La Grande Jaugue. Langla está feliz com as máquinas e também com a maneira como a Komptech e sua distribuidora francesa Hantsch o ouvem como usuário e abordam suas preocupações. A Komptech e a Hantsch têm uma longa história juntos na França e mostram como tratam os clientes. Como disse Langla, “gosto de como a Komptech se esforça para acompanhar as mudanças no mercado e como elas escutam seus clientes”.
Bernard Langla é o tipo de pessoa que está sempre procurando maneiras de melhorar as coisas. Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de energia natural e sustentabilidade, que são interesses centrais dele. Por exemplo, ele usa a energia térmica do composto para aquecer os edifícios da empresa e está atualmente procurando maneiras de converter plantas de videira usadas em um composto específico para viticultores.