ESBEN HEGELUND ESTÁ MANTENDO A DINAMARCA AQUECIDA

Foi realmente por acaso que Esben Hegelund entrou no negócio de chipping. Em 1999, uma tempestade “uma vez por século” causou quedas de árvores em todo o país. Hegelund estava lá com seu primeiro pequeno picador. Hoje, 14 anos depois, ele é o maior produtor de biomassa da Dinamarca.

20 DE DEZEMBRO DE 2013

Pode parecer estranho, mas a Dinamarca precisa de mais desperdício. O país tem uma longa tradição de incinerar o lixo doméstico e usar o calor para gerar eletricidade e alimentar a extensa rede de aquecimento urbano. A Dinamarca importa quantidades substanciais de resíduos dos países vizinhos, mas ainda há uma demanda por biomassa lenhosa de alto poder calorífico para manter os incineradores quentes. Isso equilibra o valor de calor variável dos diferentes tipos de resíduos e garante a entrega contínua de calor.
Muitas dessas usinas térmicas são clientes da EHJ Energi. A empresa produz mais de um milhão de metros cúbicos de biocombustíveis por ano a partir de troncos de madeira, resíduos florestais, estacas verdes e porta-enxertos. A empresa tem uma vantagem competitiva no conhecimento de lascas e também no trabalho com porta-enxertos. “Se você remover o solo e as pedras dos porta-enxertos, eles são ótimos para produzir um combustível com alto poder calorífico”, diz Hegelund, acrescentando que “você só precisa saber o que está fazendo e ter as máquinas certas para o trabalho. "

Do porta-enxerto ao combustível
Antes que os porta-enxertos acabem no incinerador como “chips de raiz”, eles precisam ser triturados e limpos de impurezas. Os dois duros e de baixa velocidade Crambos transformam-nos no tamanho de chip desejado. A tela do tambor Mustang remove terra, areia, pedras e outros materiais estranhos. Seu chassi rastreado faz com que seja móvel em terreno difícil. As multas que separa não são desperdício, mas um “material bônus” que faz um solo nutritivo. O que resta após a triagem é o biocombustível. Se ainda houver muitas pedras nela, Esben Hegelund passa pelo Stonefex para tirá-las e acaba com um combustível altamente puro e de alta qualidade.
Hoje, 22 funcionários motivados cuidam de mais de 750 clientes em todo o país, tornando o maior fornecedor de biocombustível da EHJ Energi. Esben Hegelund passa a maior parte de seu dia de trabalho em tarefas de relacionamento e gerenciamento de clientes, mas ainda sabe exatamente como usar as máquinas. "Nos primeiros anos eu estaria fora de casa cedo para tarde, correndo o picador ou o carregador dianteiro, e se for necessário, eu ainda fico atrás do volante", diz Hegelund, acrescentando que "afinal, eu tenho que manter a Dinamarca aquecida".