TECNOLOGIA PARA A NATUREZA

“Viver e trabalhar com a natureza” é o lema de Gilles Schitter e Vita-Compost. Sua instalação de compostagem em Bischwiller, na região francesa da Alsácia, produz compostos e substratos de alta qualidade com a ajuda de várias máquinas verdes da Komptech.

18 DE JUNHO DE 2015

 

"Eu era realmente um revendedor de combustível", diz Gilles, "mas eu tinha uma fraqueza por dirigir uma carregadeira frontal". Isso levou-o de limpeza a paisagismo para estacas verdes. Mas ainda era um caminho pedregoso com altos e baixos antes que ele tivesse teoria e prática para se unirem do jeito que ele queria. Hoje, a empresa Vita-Compost processa mais de 20.000 toneladas de estacas verdes e 15.000 toneladas de solo escavado em substratos para jardinagem doméstica e profissional e paisagismo.

A qualidade é o principal
É um tempo ocupado para a instalação. Um edifício de armazenamento é inteligentemente integrado na paisagem. Dentro de uma discussão animada dos muitos produtos da Vita-Compost está em andamento. Vita-Terra, Vita-Horti e Vita-Preta são substratos feitos de composto de qualidade e aditivos selecionados. Não peça a Gilles apenas “alguma sujeira”. Ele dedica muita energia e atenção à compostagem e à cura de seus substratos, e quer que os clientes tirem o máximo proveito deles. “Quando os clientes me dizem o que querem fazer, posso dizer a eles o que precisam e como usá-los”, é a abordagem dele.

Aberto a coisas novas
Mas ele não tem apenas um olho para a natureza. Ele também tem uma sensação de maquinaria. Em 2004, Gilles comprou um Multistar 2 SE estacionário de 6 m de comprimento. Logo ficou curto demais, então ele o substituiu por um modelo de 9 m. Hoje seu lugar foi ocupado por um Multistar 3 SE que trabalha para a operação de compostagem e processamento de biomassa. A Gilles também usa tecnologia de peneiramento de estrelas móveis da Komptech. Ele começou com um Multistar XL, depois um L3 com tela mais grossa e agora tem um novo L3. "Gostei do design imediatamente", diz ele. Depois de uma inspeção completa do interior, a decisão foi tomada.

Combinando natureza e tecnologia
Gilles também tem sua própria abordagem para o rastreamento. “Você não pode trabalhar contra a natureza e a tela sempre que quiser. O material tem que estar certo, assim como o tempo. Então o desempenho estará certo. ”Ele acrescenta,“ e se você tiver o equipamento certo, você terá um desempenho ainda melhor ”. A tela de bateria de Nemus que ele acabou de comprar é o equipamento certo, na sua opinião. O tambor de tela possui um arranjo de fios especial montado nele. “Isso torna a superfície interior mais agressiva e movimenta o material mais ao redor. Além disso, a ligeira inclinação facilita a queda das peças. Tudo isso contribui para uma taxa de transferência de mais de 50%. ” Por alguns anos, ele processou materiais lenhosos a partir de jardinagem, paisagismo e trabalho de limpeza em combustível de biomassa. Aqui, novamente, uma máquina verde conquistou o coração de seu técnico. “Eu não acho que levou mais de três minutos assistindo a uma demonstração. Estava claro para mim que o Crambo era simplesmente a máquina perfeita para o meu material, que tem pedras, terra e peças de metal. ”Mas ele não seria quem ele é se seu Crambo não tivesse uma característica especial. Uma cesta de tela com furos deslocados feitos especialmente para ele dá melhor trituração, em sua opinião.
“Técnicos e desenvolvedores de máquinas devem sair com mais frequência e ver as máquinas em seu ambiente de trabalho”, diz Gilles. "Você só pode encontrar a solução certa quando entender a situação geral".