À FRENTE DE SEU TEMPO

Há 30 anos, quatro jovens engenheiros decidiram proteger o meio ambiente. Para isso, fundaram a empresa Loreki em Itxassou, na região basca da França.

11 DE JANEIRO DE 2016

Eles começaram a trituração e compostagem de resíduos florestais para fazer substrato, casca e melhoradores orgânicos do solo para o mercado local. Essa era uma linha de negócios muito nova em 1985. Embora tecnicamente falando o processo funcionasse bem, não era economicamente viável - eles estavam simplesmente muito à frente de seu tempo.

Uma nova tentativa
Em 1993, eles tentaram novamente. Coleta separada de mudas verdes foi introduzida em sua área, e o aterro de orgânicos foi proibido, criando as condições perfeitas para o seu negócio principal. Em 1995, a Loreki começou a fornecer serviços de trituração e triagem.

Um extenso parque de máquinas
Atualmente, a Loreki tem dez máquinas móveis de alto desempenho, que processam cerca de 200.000 toneladas de material por ano. Um deles é um Crambo 5000 em trilhos, usado para cortar porta-enxertos e estacas verdes. “O Crambo tem baixo desgaste e consumo. Ele pode absorver praticamente qualquer coisa, não é sensível aos contrários, é silencioso e produz uma pequena quantidade de multas. Isso faz com que seja muito útil na preparação de material para aquecimento industrial e usinas de energia ”, diz Fernand Perret, que dirige a Loreki desde 1985.“ 85 toneladas por hora são totalmente normais ”, acrescenta.
Um Axtor 6010, também em trilhos, troncos de chips, rootstocks limpos e cortes verdes. “Com 600 hp e o chassi rastreado, também podemos usá-lo fora de estrada”, explica Perret, observando: “nós o usamos para produzir combustível para usinas menores, onde o grão é importante. Graças aos três diferentes cestos de tela, podemos fazer praticamente qualquer coisa. ”

O multitalentoso Multistar L3
Dois ecrãs estrela Multistar L3 com peneiração integrada revelam biocombustíveis limpos a taxas elevadas, limpando-os de sobras, sobras e contrárias. Eles também preparam material de estrutura para co-compostagem de lodo de esgoto, resíduos orgânicos e resíduos de digestão anaeróbica.
“Os dois L3s também são muito importantes para uma nova aplicação, triagem de resíduos verdes frescos. Está em alta demanda como cobertura do solo em vez de palha ”, diz Perret.

Grandes investimentos
A Loreki acumulou uma frota de máquinas móveis para atender ao crescente número de plantas industriais e municipais de cogeração. A empresa fornece energia em diferentes formas - como chips, porta-enxertos triturados e biomassa de cortes verdes. Com a conclusão de uma nova fábrica e com a compra de novas máquinas, a Loreki gastou 3,2 milhões de euros em 2015. As atividades adicionais da empresa estão no campo da fotovoltaica e também um sistema de digestão anaeróbica está em fase de planejamento. Mais uma vez Loreki está à frente de seu tempo - mas desta vez com sucesso.