VOCAÇÃO E VOCAÇÃO

Hubert Seiringer ouviu pela primeira vez sobre adubo quando tinha 15 anos de idade. Aos 20 anos fundou sua própria empresa e hoje, 30 anos depois, a compostagem ainda é sua paixão.

3 DE MAIO DE 2016

Na borda de Wieselburg, na Áustria, uma imponente fazenda quadrada fica em uma colina. Um olhar mais atento revela que há uma usina de compostagem além dos prédios agrícolas. Mas você não saberia do cheiro ou da falta dele. “Todos os anos, transformamos cerca de 20.000 toneladas de estacas verdes e orgânicos em composto de alta qualidade”, diz Seiringer, e logo você pode dizer que o termo “alta qualidade” não é apenas algo que ele joga por aí. “O composto é sobre qualidade. Se a qualidade é boa, as vendas não serão um problema. ”Ele tem certeza disso.

O PLÁSTICO TEM QUE IR!
A convicção de Seiringer é que o processamento e o maquinário corretos são essenciais para obter um composto limpo. “Deixamos o material na área em decomposição por oito a doze semanas, transformando-o uma ou duas vezes por semana. Então, fazemos a triagem para menos de 12 milímetros e fazemos uma separação ferrosa. Quase todo o plástico acaba no estouro da tela. É aí que entra a peneira de vento Hurrikan. Como corremos todo o excesso de tela para o processo, a limpeza é uma necessidade absoluta. Se não o fizéssemos, os contaminantes se acumulariam no transbordamento da tela. ”Se o plástico permanece no processo de compostagem por um longo tempo, ele envelhece, fica quebradiço e se fragmenta em pedaços cada vez menores, sob tensão mecânica, como o giro. Então, nem mesmo a seleção de grãos finos vai tirá-los. Seiringer resolve o problema com um screener estacionário e a jusante Hurrikan, que ele converteu de móvel para estacionário, e que completará em breve sua 15.000ª hora de operação. Para suporte móvel, há um trommel Maxx e outro Hurrikan para trabalhos contratuais.

UM PROBLEMA “DURO”
Outro contaminante também é usado para dificultar a reciclagem do excesso de tela - pedras! A cor e o nivelamento do plástico fazem sobressair, mas as pedras parecem muito mais com o material que vêm com elas. Seiringer estima que seu estouro de tela é de cerca de 10 por cento de pedras por peso. Desde que ele rasga o estouro de tela antes de voltar a usá-lo como material de estrutura, muitas pedras significam muito desgaste de retalhadoras. “Trituradores de baixa velocidade são bastante resistentes a esse respeito, mas os dentes definitivamente permanecem afiados por mais tempo sem as pedras, e a trituração é mais eficiente”, diz Seiringer.

TRAZER NO HURRIFEX
A solução foi um novo separador Hurrifex que pode se livrar de pedras, bem como materiais leves, como filme plástico. O estouro da tela passa pelo Maxx para separar as multas novamente e depois para o Hurrifex. Seiringer o coloca de modo que sai quase todas as pedras. Também cuida de qualquer filme plástico que o Hurrikan tenha perdido. Naturalmente, Seiringer estava envolvido no projeto do Hurrifex, ajudando os desenvolvedores da Komptech com os detalhes finais. A saída é um estouro de tela absolutamente limpo que fragmenta sem problemas para uma nova passagem de compostagem.

Ficar ocupado
“Estamos quase sempre esgotados” - os produtos da Seiringer são populares e a demanda é saudável. Parte disso tem a ver com posicionamento astuto para diferentes clientes e necessidades. Mas Seiringer fica ocupado com mais do que apenas executar sua operação de compostagem. Ele desenvolveu um sistema de ventilação inovador para melhorar a decomposição e 80 dos sistemas estão em uso em todo o mundo. A agricultura biológica e a silvicultura são a sua paixão pessoal e, como presidente da Arge Kompost & Biogas, representa 2/3 dos operadores de fábricas austríacos. A organização transfere conhecimento e procura os interesses dos operadores das fábricas e exige a certificação anual de controle de qualidade da Arge para todos os seus membros.