TESTE DE LIMPEZA

O teste está atualmente em andamento em uma instalação de compostagem em Warngau, Alemanha. O DUT - Device Under Test - é um novo Multistar S3, e o objetivo é obter um composto limpo.

22 DE SETEMBRO DE 2016

É um local pequeno, mas limpo, a cerca de 20 quilômetros ao sul de Munique. O negócio da empresa é evitar resíduos regionais, informações e recuperação. Um dos trabalhos de recuperação é a compostagem de cerca de 15.000 toneladas de resíduos orgânicos das cidades vizinhas. O composto acabado vai para um produtor de solo, fazendas e cada vez mais para particulares. Klaus Rohm é o diretor da usina de compostagem e, portanto, responsável pelas máquinas usadas, bem como pela qualidade do produto de compostagem. “Sempre foi importante para nós entregar o composto da mais alta qualidade aos nossos clientes. Estamos no controle dos parâmetros biológicos e químicos. Mas se livrar do material estranho, especialmente do plástico, é um desafio real ”, diz Rohm, falando por experiência própria.

Sempre o plástico
Os critérios de qualidade mais rigorosos com o novo índice de superfície total deram ao problema de contaminação uma nova urgência. A contaminação do composto por matéria estranha não é mais medida apenas em peso, mas também oticamente. Sacos de lixo e embalagens de plástico têm um efeito especialmente negativo nas avaliações. Como não se pode esperar uma melhoria imediata na precisão da separação de resíduos, os operadores da fábrica são forçados a se equipar. Assim, a VIVO está procurando uma tela adequada com peneiração de vento.

Peneiração de vento versus o ciclo de plástico
Rohm está convencido de que ele pode quebrar o "ciclo de plástico" por meio da peneiração. “Nós executamos um processo de fermentação a seco seguido de higienização e secagem. Então nós selecionamos o composto para cerca de 15 milímetros. Mas o estouro da tela ainda tem multas aglomeradas, então a corremos por meio de um triturador de alta velocidade e a exibimos novamente. E é aí que entra o problema. Se eu não pegar o plástico primeiro, ele é triturado junto com o resto. Em seguida, o plástico permanece na fração menor, apesar da boa peneiração, e entra no produto. Para resolver este problema, Rohm está de olho em uma tela estelar com peneira de vento integrada, mas a despesa tem que ser em relação à quantidade de uso que a máquina obterá. “Até agora, nossos volumes eram muito baixos para a maioria das telas de estrelas. O Multistar S3 é a exceção. É certo para o nosso tamanho.

Sabendo o que importa
Com mais de 20 anos de experiência, Klaus Rohm faz parte do “inventário” da planta, como ele diz. Então, quem melhor para decidir se o novo Multistar S3 também deve ser levado em consideração? O S3 marca seus primeiros grandes pontos com seus poderosos peneiradores de vento, que, para o modo de pensar de Rohm, só fazem realmente o seu trabalho quando trabalham em combinação com a seleção de estrelas. “O movimento das estrelas empurra o material para cima e para baixo no convés. A peneira de vento está bem acima dela e pode pegar o material leve muito melhor. ”Ajustar o corte de peneiramento é algo com o qual ele está familiarizado, já que o antigo sistema de tela também permite que ele faça isso. “Nós obtemos bastante composto do estouro da tela rasgada. Para garantir que nenhuma peça de plástico entre no produto acabado, reduzimos o corte da tela para cerca de dez milímetros. Isso é fácil de fazer e muito preciso nas telas de estrelas da Komptech. ”

Popularidade rápida
Seus colegas que carregam a máquina em uma carregadeira de rodas apreciam a baixa altura de carga de apenas dois metros e meio. “Podemos lidar com isso facilmente com o nosso parque de máquinas existente - nem precisamos de uma escavadeira de ponta alta. As dimensões compactas facilitam a localização do local ideal para colocar a máquina. Isso nos dá uma curta jornada de transporte, o que economiza custos e agravamento para os motoristas ”, diz Rohm sobre outra característica prática da menor tela estelar da Komptech. Embora o Multistar S3 não tenha rodas, é suficientemente móvel para a Rohm. Como a empresa também tem outro site de compostagem, às vezes a máquina precisa ser movida. "Não há problema", diz Rohm. “Tem um quadro de elevação de gancho. Como coletamos resíduos nós mesmos, temos caminhões que podem carregá-lo, e também há muitas empresas de transporte que podem fazê-lo. Nenhum chassi significa que a altura de carregamento é baixa, além de custar menos, então é mais fácil para nós pagarmos - tudo funciona. ”