SUSTENTABILIDADE COMO UM MODO DE VIDA

Inovador, eficaz e sustentável ao mesmo tempo: As três fundações da filosofia da empresa de Den Ouden na Holanda. Naturalmente, isso combina perfeitamente com a ideia de eficiência ecológica da Komptech.

23 DE MAIO DE 2014

A Holanda é considerada a terra dos campos de tulipas, diques, prados, moinhos de vento e bicicletas. Cerca de um quarto do país está abaixo do nível do mar e é um dos países mais densamente povoados do mundo. No entanto, quando você pensa na Holanda, você pensa em prados verdes e pequenas aldeias com estradas arborizadas e longas.
O verde é também a cor dominante do site do grupo Den Ouden, localizado em Schijndel, ao norte de Eindhoven. A primeira palavra no site é "Naturalmente ..." Uma palavra simples com muitos significados, mas acima de tudo, uma palavra que tem muito a dizer sobre as atividades verdes do grupo Den Ouden. A empresa oferece uma ampla gama de serviços, quase todos relacionados a "solo" e "natureza". Os serviços mais importantes são o teste, a limpeza, o processamento, a melhoria e a fertilização do solo, bem como a reciclagem e a consultoria de resíduos verdes.

Estacas verdes: a matéria prima ideal
Até 1988, todos os resíduos na Holanda eram aterrados. Mas quando a coleta separada foi introduzida, as coisas mudaram drasticamente, inclusive para Den Ouden. "Meu pai e seus quatro irmãos perceberam que as mudas verdes eram muito valiosas para o aterro. Então, em 1988, começaram a compostar estacas verdes em nossa própria terra, ao lado do aterro de Vlagheide. No começo, o composto era vendido aos agricultores. difícil, mas logo eles começaram a pensar que deveriam ser capazes de fazer mais com isso ".
Os primeiros passos foram modestos do ponto de vista da maquinaria. As leiras foram giradas com um trator. A empresa adquiriu sua própria tela trommel, mas a trituração foi inicialmente terceirizada. Tudo começou com apenas 3.000 toneladas, mas agora a empresa processa cerca de 350.000 toneladas de cortes verdes em seis locais.

Pense de forma sustentável - aja de forma sustentável
Como lembra Marcel den Ouden, foi em 1999 que a empresa adquiriu sua primeira tela Komptech, uma Magnum. Aquela Magnum foi seguida por outra Magnum, depois vários Mustangs, e em 2004 pela primeira tela estelar elétrica, uma Multistar L3.
Em 2006 surgiu um Multistar XXL e em 2007 o primeiro Crambo 5000.
Um Crambo 6000 não demorou a seguir. Em 2011 a empresa adquiriu outro Crambo, acionado eletricamente como o Multistar L3 adquirido no mesmo ano. Em 2013, um motor elétrico Cribus 5000 substituiu o Magnums, e dois Cribus 3800 também vieram a bordo. As máquinas trabalham em média 2000 horas por ano!
"Tem sido um relacionamento longo e muito positivo", diz Marcel Den Ouden, "que também tem muito a ver com o serviço muito comprometido do parceiro de vendas local da Komptech, Pon Equipment. Mas há mais nisso - claramente com a Komptech estamos no mesmo comprimento de onda em termos de sustentabilidade ". Isso é evidente nas máquinas de acionamento elétrico. Menor ruído, menos emissões, menor consumo de combustível - as máquinas da Cribus reduzem pela metade os custos de combustível. Com esses argumentos convincentes, a Komptech é perfeita para a filosofia da empresa de Den Ouden. "O pensamento sustentável é um passo, mas a ação verdadeiramente sustentável é outra", diz Marcel Den Ouden.

Green efficiency® - um ajuste
A Komptech e sua eficiência ecológica® são um ajuste perfeito. green efficiency® by Komptech é um programa de inovação que proporciona às nossas máquinas maior desempenho com menor consumo e também utiliza as mais recentes tecnologias de lavagem de gases de escape. A recompensa é dupla: nossos clientes economizam nos custos operacionais e o meio ambiente - e com todos nós - se beneficia da redução das emissões de CO2 e do uso de recursos. Essa é exatamente a abordagem de Marcel den Ouden: carros elétricos, caminhões com motores Euro 6, pás carregadeiras híbridas e máquinas Komptech fazem parte do trabalho cotidiano da empresa e mostram que aqui a sustentabilidade não é apenas uma frase, mas um modo de vida .