SUÍÇO PRECISÃO

A empresa EcoBois Recyclage SA, gerida pela Stefan Studer and Partners, situa-se pitorescamente em Vétroz, perto de Sion, no cantão suíço de Wallis, onde a protecção ambiental é uma das principais prioridades.

30 DE NOVEMBRO DE 2015

Studer está no mercado há mais de 30 anos. Além de sua empresa de reciclagem, ele também administra duas fazendas com mais de 50 cavalos e outros animais. O ambiente sempre foi importante para ele, então era natural entrar na proteção ambiental municipal. Ele começou com uma única máquina, oferecendo serviços para os municípios e empreendendo suas primeiras tentativas de compostagem. Ele acabou por ser bom nisso, e os negócios cresceram rapidamente. Em 2004 ele e alguns parceiros começaram a EcoBois Recyclage SA em Vétroz. O site da empresa, desde então, expandiu-se para cobrir 20.000 metros quadrados.

Equipamento novo
Durante anos, Stefan Studer trabalhou com trituradores de alta velocidade e peneiras concorrentes. "Funcionou bem para a compostagem, mas não para o lixo", lembra ele. Studer mudou para trituradores de baixa velocidade para isso, e tem dois deles em seu parque de máquinas, tendo recentemente adicionado um Crambo 5200 de acionamento direto. “Máquinas boas produzem um bom composto, além disso, máquinas grandes são muito mais baratas de operar” sua filosofia. “Além disso, apenas o Crambo dá resultados satisfatórios com madeira residual”.

Uma perspectiva ampla
Atualmente, a Studer and Partners trabalha 25.000 toneladas de resíduos verdes e 10.000 toneladas de resíduos de madeira a cada ano, atendendo a 70 municípios. A cada ano, o site também recebe cerca de 75.000 clientes no local. “Parte do composto vai para a agricultura orgânica e para os vinhedos”, diz Studer. Ele pensa ecologicamente, o que é natural porque é membro da Comissão Ambiental Cantonal de Wallis e membro do conselho da Biomasse Suisse, onde é o orador da região de Romandie.

Novas ideias
Studer teve a ideia de uma usina de biogás e co-geração de biomassa em 2006 e começou a fazer biogás em 2014. “Nossa experiência tem sido que o pré-tratamento para digestão anaeróbica só funciona bem com o triturador de baixa velocidade”, diz ele. As pilhas de resíduos de madeira que ele recebe clamam por uma usina de biomassa, e um já está em planejamento. Studer explica, “estamos olhando para um fragmento de dois estágios, com a pré-destruição de uma máquina de baixa velocidade e o corte de uma máquina de alta velocidade”. Ele também tem grandes planos para sua operação de compostagem. “A Ecobois adquiriu 75 mil metros quadrados para os estágios de expansão”, diz ele com orgulho.

Atendimento ao cliente faz a diferença
A disponibilidade do seu parque de máquinas é um fator importante para a Studer. “Não é apenas o preço de uma máquina. É mais um bom serviço se algo der errado ”, observa ele. "E é aí que entra o distribuidor suíço GETAG da Komptech. Eles são realmente o melhor parceiro que você poderia pedir", ele diz em elogios ao relacionamento. Então a perspectiva futura é boa.