SEMPRE NO TRABALHO

A Wilbert Smeets transforma anualmente meio milhão de toneladas de resíduos biogênicos em composto e biogás. Como diretor técnico das maiores usinas de compostagem da Itália, ele tem longos dias - mas o novo Crambo funciona direto 24 horas por dia.

26 DE FEVEREIRO DE 2015

Com 280.000 toneladas de estacas verdes e resíduos orgânicos a cada ano, a BIOMAN Spa. perto de Maniago, na região de Pordenone, na Itália, tem estado em uma liga própria desde o início das operações em 2011. Nesta moderna estação de tratamento de resíduos, a compostagem e a digestão anaeróbica se complementam perfeitamente. Resíduos orgânicos úmidos fornecem biogás para energia verde, enquanto resíduos verdes secos fornecem composto para consumidores e agricultores.

Nascido engenheiro do sistema Wilbert Smeets desenvolveu e configurou o processo. Construir sistemas é algo que você pode dizer que ele nasceu. Crescendo na Holanda em uma família que cresce em cogumelos, Smeets viu como a biologia e a tecnologia interagem desde o início. Smeets aprendeu a pensar grande, primeiro nos negócios de seus pais, e depois de obter seu diploma de engenharia e administrar o maior produtor de cogumelos da Holanda. "Em uma moderna fazenda de cogumelos, os cogumelos crescem em um substrato composto em túneis sob condições precisamente controladas de temperatura, ar e umidade", explica ele. "Se você estiver familiarizado com isso, você também pode projetar um sistema de compostagem, independentemente do tamanho." Cogumelos foram seguidos por projetos de sistema de compostagem em todo o mundo que a Smeets planejou e encomendou para uma empresa holandesa. Wilbert Smeets finalmente "ficou preso" na Itália com a SESA Spa., Que administra uma das maiores e mais inovadoras instalações de tratamento de resíduos do país, em Este, perto de Pádua. Como diretor técnico, suas responsabilidades são claras: "Todas as máquinas precisam funcionar e precisamos ganhar dinheiro". Isso vale para a SESA e, naturalmente, para sua instalação irmã BIOMAN Spa., Que a Smeets planejou do primeiro tubo até a última válvula, por assim dizer.

Confiabilidade a deve
A Smeets tem dependido das máquinas da Komptech por anos. A confiabilidade é muito importante para ele. Os trituradores estacionários podem lidar com as condições climáticas exigentes em fábricas fechadas e resistir a turnos de 24 horas. "O Terminator e o Crambo são as melhores máquinas para estas aplicações. Tentamos muito e não há nada melhor", diz Smeets com convicção.
A CGT, a distribuidora italiana da Komptech, garante que a manutenção e o serviço sejam rápidos e o tempo de inatividade planejado é mantido mínimo. Como importador geral da Caterpillar CGT, também fica de olho nas muitas carregadeiras usadas nas instalações.

Um investimento que valeu a pena
Embora a eletricidade seja gerada nas usinas, a operadora ainda deseja manter seu uso de energia no mínimo. Por causa disso, o lixo verde para compostagem é triturado com um Crambo direto que usa engrenagens mecânicas em vez de acionamento de tambores hidráulicos. "Embora nossos Crambos hidráulicos ainda estejam em grande forma após milhares de horas, ainda decidimos substituí-los por máquinas de acionamento direto de consumo muito menor. Os trituradores estão em uso dia e noite, economizando 30% da energia rapidamente ", diz Smeets da decisão.
Além das plantas grandes, ele também é responsável por várias usinas agrícolas de biogás, então ele não tem escassez de coisas para preencher seus dias. Um dos seus três telefones está sempre tocando. Smeets lembra de uma chamada logo após o início das operações: "Chefe, nós temos um problema. A taxa de transferência da máquina é muito alta!" Esse é o risco quando você executa uma máquina green efficiency® cujo lema é "Maior desempenho, menor consumo". Mas Wilbert Smeets e sua equipe aprenderam a lidar bem com essa situação.