PREPARANDO-SE PARA O FUTURO

Boa preparação e boas decisões - os dois principais fatores no gerenciamento de uma instalação de manuseio de resíduos. Ewa Kesek sabe do que fala.

10 DE JUNHO DE 2013

Ewa Kesek, foi encarregado da manipulação de resíduos para a Myslenice em 2007. Na época, isso significava aterro. Mas Ewa Kesek tinha um plano. Ela sabia sobre os requisitos de manuseio de resíduos que resultaram da entrada da Polônia na UE e repetidamente abordou o assunto com o prefeito. Finalmente, a decisão foi tomada para um sistema de tratamento de resíduos mecânico-biológico (MBT). Graças aos consultores bem escolhidos, a cidade pôde fazer seu próprio trabalho de planejamento. O sistema foi desmontado, construído e colocado em operação. Desde 1 de abril de 2012, as máquinas Komptech têm trabalhado com três linhas de triagem e um sistema de compostagem de caixa do fornecedor austríaco MUT.

Uma planta compacta para um grande trabalho
As dimensões compactas da instalação são óbvias de relance. Apenas duas salas foram construídas ao lado da nova seção de aterros sanitários, mas essas duas salas lidam com 30.000 toneladas de lixo doméstico anualmente a partir de Myslenice e seus arredores. Com Terminator, Ballistor, Multistar e Mashmaster, a Komptech forneceu a maquinaria principal para o processamento mecânico, bem como um Topturn para virar as leiras.

Novos campos de negócios
A forte visão dessa nova era na manipulação de resíduos na Polônia se estabeleceu ”, diz Ewa Kesek e o sucesso é visível. A fábrica produz materiais recicláveis, combustíveis derivados de resíduos para a indústria de cimento e um material de cobertura de aterro. Não há taxas de gorjeta para esses fluxos de materiais, e os recicláveis ​​geram receita. “As vendas de materiais recicláveis ​​são seu próprio campo comercial para nós. Atualmente, vendemos a preços diários, mas estamos procurando contratos de longo prazo ”, revela Jerzy Podmokly, diretor do Myslenice MBT. O ambiente também beneficia, já que nem a metade do material anterior vai para o novo aterro.