PENSA VERDE!

Uma conversa com Heinz Leitner, CEO do Grupo Komptech

2 DE MARÇO DE 2015

A Komptech tornou-se um player global, e suas máquinas verdes estão trabalhando em mais de 50 países nos cinco continentes. Um bom momento para relaxar e ter calma?
Não há como descontrair na nossa indústria ou em qualquer outra. As tecnologias verdes estão mais demandadas do que nunca, pois os esforços pioneiros das últimas duas décadas abriram o caminho para um enorme potencial. Tenho a impressão de que nossa indústria mal abriu a porta para o futuro e que toda a gama de oportunidades e possibilidades ainda precisa ser descoberta. Para nós da Komptech, isso é naturalmente uma perspectiva muito promissora.

Um breve olhar para trás: como foram os últimos anos?
Nossa empresa passou por uma fase muito emocionante. Como uma empresa operada pelo proprietário, em nossos primeiros anos desenvolvemos rotineiramente novas tecnologias em estreita cooperação com nossos clientes locais. Esses esforços contribuíram para a mudança de atitudes em relação ao desperdício como um recurso valioso. Foi durante esse período que as características básicas de nossa abordagem foram formadas, o que hoje chamamos de "inovação verde". Soluções pioneiras de produtos focadas em trazer benefícios para nossos clientes. Continuamos a desenvolver essa abordagem ao longo dos anos. Quando apresentamos uma máquina em uma feira ou a vendemos a um cliente, ela precisa estar cem por cento pronta para trabalhar. Esse foi o nosso desafio dos últimos anos, que encontramos com muito sucesso, graças em grande parte à ajuda de nossos clientes

E a perspectiva: o que os próximos anos trarão?
Vamos ver ainda mais inovação verde. Se quisermos manter o planeta habitável, teremos que mudar nossos caminhos - e muito em breve. Isso significa reduzir nosso uso de combustíveis fósseis e atômicos e usar recursos de forma mais econômica, para que possamos manter a Terra como ela é. Pois não há outro lugar para onde possamos nos mudar.

Onde você vê os principais desafios da Komptech nos próximos dois anos?
Nos últimos anos, levamos um grande número de novos produtos para o mercado em todas as nossas áreas de negócios. Agora precisamos colocá-los firmemente no mercado. Isso exigirá um redobramento de nossos esforços em vendas e marketing, e ainda maior foco prático e no cliente. Para ter sucesso em nosso mercado cada vez mais internacional, precisamos simplesmente ter uma organização de vendas forte.

Quais são as três características da Komptech?
Espírito, e um foco extremo na prática e na proximidade com o cliente.