OBTENDO O MÁXIMO DE MADEIRA USADA

Em um clima desafiador no mercado de madeira residual, o processamento direcionado e eficaz da madeira usada é mais importante do que nunca. Nos últimos anos, a Komptech dedicou muito esforço ao desenvolvimento de máquinas para esse fim e, portanto, pode oferecer soluções economicamente eficientes.

COMUNICADO DE IMPRENSA, 05 DE JANEIRO DE 2017

Não há como fugir disso - há mais de um ano, o mercado alemão de resíduos de madeira vem sofrendo de um excesso excessivo de material, mais do que os processadores conseguem suportar. Invernos suaves, longos períodos de inatividade da usina e quantidades muito maiores de material de coleta e resíduos de construção são alguns dos fatores que causaram essa situação.

Por essas razões, o processamento direcionado e eficaz é mais importante do que nunca para lidar com os volumes e, ao mesmo tempo, alcançar a qualidade do produto necessária a um custo aceitável, para reciclagem ou uso de combustível. Há algum tempo, a Komptech dedica atenção e recursos ao desenvolvimento de máquinas de processamento de resíduos de madeira.

Seja para reciclagem ou uso de combustível, a qualidade vem em primeiro lugar.
Há algumas coisas que precisam ser consideradas ao processar madeira usada, porque o material pode variar muito. Isso começa com a quantidade de contaminação por material perigoso, que é classificada nas categorias de resíduos de madeira AI a AIV e na categoria de PCBs especiais.

A origem da madeira é tão importante para as várias etapas de processamento. Seja a partir de resíduos a granel, embalagem ou demolição, a madeira é normalmente entregue não classificada e mais ou menos fortemente contaminada com objetos estranhos e contrários. Estes incluem contrários metálicos, assim como plásticos e muitos outros materiais.

A recuperação de material, isto é, a reciclagem, ocupa o lugar da recuperação térmica, ou seja, o uso como combustível. O fabrico de painéis de partículas é uma aplicação típica em que a madeira proveniente de resíduos reciclados substitui cada vez mais a nova madeira. Mas, independentemente do uso pretendido, a qualidade do material recuperado é sempre a primeira prioridade. Deve ter contaminantes e finos mínimos e ser o mais homogêneo possível com uma composição definida.

Vantagens de baixa velocidade
A Komptech examinou métodos de processamento diferentes muito detalhadamente em relação ao rendimento do produto e aos custos operacionais. Testes de trituradores de alta e baixa velocidade mediram a produção, o consumo de energia e a composição do tamanho granular, o último por triagem. Para avaliar os custos operacionais, os testes compararam o processamento de estágio único com trituradores de alta e baixa velocidade e o processamento de dois estágios com triturador e peneira de baixa velocidade para retornar os comprimentos excessivos para reshredding.

O teste foi realizado em três escalas de sistema diferentes. Para sistemas com até 15.000 toneladas por ano, o processamento em um ou dois estágios teve os mesmos custos operacionais, enquanto em produção anual de até 30.000 ou 50.000 toneladas, a configuração de dois estágios com screener para retorno excessivo foi a solução mais econômica.

Naturalmente, neste contexto, a insensibilidade das máquinas de baixa velocidade, como Crambo e Terminator, às contrárias metálicas é muito importante, especialmente em contraste com os chippers de alta velocidade, como o Axtor, que apesar de suas pás livres ainda estão sujeitas a mais desgaste ou danos a longo prazo.

A variante mais econômica: Crambo e Multistar One
O processamento de madeira residual é mais eficaz com a nova tela estrela Multistar One a jusante de um triturador Crambo ou Terminator. O Multistar One separa uma fração útil definida enquanto retorna overlengths para o shredder. Com um funil de alimentação para transferência precisa de material para o deck de tela generosamente dimensionado, um transportador de descarga com altura de descarga de quatro metros e um transportador de retorno que pode girar em 220 °, o One fornece uma vazão de até 200 metros cúbicos por hora.

A corrente para os motores elétricos pode vir diretamente da rede ou de uma combinação de bomba hidráulica adicional no triturador e gerador hidráulico no Multistar One. Com sua estrutura compacta de elevação de guindaste e transportadores variáveis ​​para configuração flexível e acionamento elétrico, esta nova tela estrela Komptech é uma máquina muito econômica.