O MULTI-ROUNDER BIO

A empresa de eliminação de resíduos biológicos Lengel processa todo o tipo de resíduos orgânicos. A empresa leva qualquer coisa compostável e a transforma em produtos valiosos para jardinagem e paisagismo. Ele separa os contrários dos resíduos orgânicos úmidos e ricos em energia, que então são transformados em biogás e fertilizantes líquidos.

27 DE FEVEREIRO DE 2012

Quando Stefan Lengel entrou na compostagem em 1988, as pessoas sorriam. Mas a empresa cresceu rapidamente. Ele começou com apenas um funcionário em uma pequena parcela, mas com muito trabalho, tenacidade e atenção cuidadosa às condições do mercado, Stefan Lengel conseguiu se estabelecer na emergente indústria austríaca de compostagem.
A alta qualidade de seus produtos trouxe-lhe uma boa reputação. E não é de admirar - Lengel tinha muita experiência nos negócios de jardinagem e paisagismo de seus pais. Hoje, seu negócio está em pé, com tudo que uma operação de compostagem moderna e de última geração precisa. Projetada para lidar com 15.000 toneladas por ano, a instalação transforma resíduos orgânicos e estacas verdes em composto valioso para solo de jardinagem, substrato de jardim, substrato de grama e terras especiais, de acordo com as especificações do cliente. A empresa também fabrica biocombustíveis. Usando um Crambo, ele fragmenta frações adequadas de troncos, galhos de árvores, limbos e arbustos, seleciona-os e vende a produção para plantas de aquecimento de biomassa na área circundante.

Resíduos úmidos tornam-se biogás
Sob o nome "Marchfelder Bioenergie", há anos a empresa opera uma instalação de digestão anaeróbica para resíduos orgânicos da indústria alimentícia, restaurantes e resíduos orgânicos separados por fontes. O material é primeiro despolpado, durante o qual os contrários são automaticamente removidos. O material bombeável homogéneo resultante é depois fermentado por via húmida. Este processo é muito eficiente em termos de produção de energia, enquanto o resíduo tem a composição ideal para o fertilizante líquido. Ao operar em capacidade, a instalação produz 360 kW de eletricidade que vende para a rede de Viena. Os aproximadamente 10.000 metros cúbicos de resíduos líquidos que produz anualmente são vendidos como fertilizantes.

Stefan Lengel é o primeiro operador de eliminação orgânica na Áustria. Ele oferece uma grande vantagem para os clientes e para o meio ambiente, na medida em que praticamente todos os resíduos orgânicos, sejam estacas verdes, orgânicos ou resíduos alimentares, podem ser descartados da maneira mais econômica e ecologicamente benéfica.