Nós estamos fazendo Chipre verde

Atualmente, existem 117 depósitos oficiais de resíduos em Chipre. Organizações ambientais colocam o número em mais de 200, se os lixões não oficiais forem incluídos. Esses depósitos emitem gases, queimam e desfiguram a paisagem. Os turistas que acorrem à ilha todos os verões colocam-no no topo dos resíduos per capita, a 778 kg por pessoa por ano. Algo tem que mudar, e a Komptech está ajudando isso acontecer.

21 DE SETEMBRO DE 2011

Um olhar no local nos leva a Larnaka, com cerca de 80.000 habitantes, a quarta maior cidade da parte sul grega da ilha. Recentemente, a Komptech entregou 12 máquinas - telas de tambor estacionárias, telas de estrela, trituradores Terminator, separadores balísticos e um virador de leira Topturn.

Alvos ambiciosos
Desde o início das operações, em 1º de abril de 2010, a fábrica de tratamento mecânico-biológico de Larnaka passou a produzir milhares de toneladas de lixo doméstico por meio das máquinas da Komptech. Das 100.000 toneladas, 20.000 toneladas de material foram recicladas para os fabricantes, e outras 16.000 toneladas foram compostadas profissionalmente em vapor d'água e dióxido de carbono biogênico. O restante foi aterrado como material em grande parte inerte no novo aterro de Larnaka, construído de acordo com os padrões europeus. A operadora da usina Helektor SA está trabalhando duro para converter uma alta quantidade de insumo em combustível derivado de lixo para os incineradores industriais da ilha. Ao operar a plena capacidade, a empresa planeja processar e estabilizar ou reutilizar 200.000 toneladas de lixo doméstico por ano.

Melhorias sustentáveis
Então a situação no Chipre está melhorando. O número de lixões está diminuindo. Para tornar a eliminação adequada dos resíduos económica, as taxas de recolha para as famílias foram elevadas para um nível europeu, pelo que as máquinas podem trabalhar para o país e para o seu povo. A qualidade de vida aumentará e o ambiente melhorará e recuperará parte de sua beleza original.