NORUEGUÊS REFERÊNCIA

A empresa norueguesa “Geminor waste to energy” na região de Haugesund trata cerca de 150.000 toneladas de lixo todos os anos. Eles costumavam usar quase exclusivamente trituradores de alta velocidade. Mas não mais.

10 DE NOVEMBRO DE 2017

A empresa faz parte do grupo Geminor AS e trabalha desde 2004 no comércio e tratamento de todos os tipos de resíduos combustíveis. “No passado, usamos quase exclusivamente provedores de serviços com trituradores de alta velocidade para processar as 150.000 toneladas anuais de material que recebemos a cada ano da Noruega”, diz Kjetil Vikingstad, fundador, proprietário e diretor da empresa. Sua vida gira em torno do tratamento de resíduos, quase o tempo todo. O tempo livre que ele tem, ele passa correndo, caminhadas e caiaque.

Novas soluções
Depois de ver uma apresentação de uma linha Komptech que consiste em um triturador de baixa velocidade e o novo Multistar One, a Vikingstad decidiu investir em seu próprio equipamento pela primeira vez. “Queremos nos tornar independentes dos prestadores de serviços e seguir novas e inovadoras direções. Os trituradores de alta velocidade freqüentemente nos davam problemas com a enorme quantidade de poeira que produziam. Muitas vezes também haveria interrupções devido a contrários na madeira. Apesar da pré-classificação, o lixo que recebemos tem muito metal. ”

A decisão certa
Em junho de 2017, uma linha formada por um Terminator e um Multistar One entrou em operação em Karmøy. Além de 20.000 toneladas de material que a Geminor trata, o local recebe outras 10.000 toneladas de resíduos de madeira para tratamento adicional. "A maior parte do material triturado vai de navio para clientes na Suécia, na Grã-Bretanha, na Holanda, na Alemanha e na Polônia", diz Vikingstad sobre seus mercados de vendas. “Descobrimos que o rendimento com trituradores de alta velocidade é maior do que com a nova linha. Mas a nova linha oferece material de maior qualidade. E os clientes querem mais qualidade com menos multas e contrários. ”A Vikingstad está otimista:“ Os próximos doze meses mostrarão que tomamos a decisão certa ”.

Uma boa parceria
Ele é igualmente positivo sobre o relacionamento com o norueguês Komptech Gitmark. “Os caras da Gitmark fazem um excelente trabalho. Eles imediatamente nos instalaram com uma máquina temporária. O representante de vendas, Thomas Helle, conhece bem o negócio e sempre nos dá excelentes conselhos. ”A Vikingstad olha para frente:“ Talvez seja necessário substituir mais trituradores de alta velocidade por equipamentos da Komptech. ”