EFICIÊNCIA VERDE DA KOMPTECH

Na Komptech, somos técnicos de ponta a ponta. Como uma empresa de tecnologia, começamos em uma garagem, com dois caras que transformaram sua vocação em uma profissão. Então, nós amamos a tecnologia, praticamente qualquer tipo de tecnologia.

19 DE AGOSTO DE 2014

Às 6 da manhã, o primeiro guindaste de garras está em andamento na Holzkontor Preussen GmbH, no bairro de Spandau, em Berlim. O plano para o dia? O mesmo que todos os dias - triturar pelo menos 500 toneladas de madeira usada, limpar o metal e carregá-lo para o transporte, para alimentar uma grande usina de energia e aquecimento a lenha.
"Somos o principal fornecedor da fábrica, com um volume anual de 150.000 toneladas de combustível", diz o gerente de operações da empresa, Uwe Kulitzscher. "A capacidade do buffer é limitada, tanto aqui quanto na usina de energia, então precisamos preparar e fornecer combustível continuamente". Normalmente, um sistema estacionário seria usado para lidar com esse enorme fluxo, mas um colapso há cerca de seis meses levou a empresa a começar a usar duas máquinas móveis. "Ficou claro para nós desde o início que nossas exigências representavam um caso extremo para as máquinas móveis. Trabalhamos com madeira de todos os tipos, desde paletes simples até madeiras de construção pesadas com grampos maciços de ferro. Apesar de nossos esforços para pré-contratar, contrários maciços ainda entramos nos trituradores e temos que lidar com isso ", diz Kulitzscher sobre as condições difíceis com as quais os Crambos devem lidar até que a unidade estacionária volte a funcionar.

Os três critérios
"A interação de rendimento, consumo e desgaste foi o fator decisivo na seleção das máquinas", diz Kulitzscher. "Testamos várias máquinas e, depois de apenas uma hora, era óbvio que não estavam à altura da tarefa." Os trituradores da Komptech acabaram ganhando a maratona diária de madeira residual. Eles trabalham em um processo de dois estágios. Um Crambo 5200 direto com cesta de tela grande faz a pré-destruição. Um imã no seu transportador de descarga remove a maioria dos contrários metálicos. Um Crambo 6200 direto então tritura finamente o material com o grão de 0 a 200 mm desejado pelo cliente. Outro separador magnético reduz ainda mais o conteúdo de metal. Guindastes de garras alimentam os trituradores, uma tarefa exigente, apesar de suas garras de pólipo. "Podemos consistentemente produzir 40 toneladas de produto acabado por hora e manter essa taxa a longo prazo", diz Kulitzscher, elogiando o sistema de trituração do Crambo. Ele só é desligado para reabastecimento.

Vantagem de localização
A eficiência tem um lugar especial no conceito geral de preparação de combustível. A planta de processamento e a usina estão situadas de modo que o suprimento de combustível possa ser feito por navio. Eles são apenas 20 km de distância por estrada; a rota da água é mais longa, mas o transporte é significativamente mais favorável ao meio ambiente do que seria para entregar por caminhão. Uwe Kulitzscher aprecia a vantagem de localização. "Eu posso carregar 500 toneladas de combustível em um navio. Para entregar essa quantidade por estrada eu precisaria enviar 50 caminhões pela cidade. Isso significa maiores custos de transporte e mais exaustão e poluição sonora. Nos invernos frios os canais podem congelar, e isso cria um verdadeiro desafio de logística para todos os interessados ​​".

Eficiente - silencioso - limpo
Para uma verdadeira sustentabilidade, o transporte de baixa emissão também precisa incluir baixo consumo de energia na produção de combustível. É exatamente aí que o Crambo brilha: seu sistema de acionamento mecânico usa energia de maneira extremamente eficiente. Mesmo com carga alta, seu consumo de diesel permanece abaixo de 40 litros por hora. Os custos de energia são um fator muito importante, mas também as emissões de ruído e poluentes. Aqui, mais uma vez, esses trituradores estão à frente da classe; o mais recente compartimento de exaustão e compartimento de motor com isolamento sonoro torna-os tudo menos "alto e fedorento".

Uwe Kulitzscher também tem planos para mais tarde, quando o sistema estacionário voltar a ficar on-line. Em seguida, as máquinas móveis serão liberadas novamente, para destruir resíduos de madeira ou possivelmente outros materiais de biomassa nas instalações dos clientes.