COMUTAÇÃO E SUBINDO

Quando Pascal Frémin iniciou sua empresa Ecosys em 1993, ele o fez com um objetivo claro. Ele queria que o sucesso dos negócios andasse de mãos dadas com a responsabilidade pela sustentabilidade e pelo meio ambiente. Começou com a compostagem, e agora o foco está na produção de energia renovável.

16 DE JUNHO DE 2016

A Ecosys é uma das grandes empresas na França no que diz respeito ao tratamento de resíduos verdes e biomassa lenhosa. A Ecosys tem uma solução para tudo que tem a ver com o assunto. Isso inclui a produção de composto em um dos mais de 15 sistemas de compostagem e a comercialização associada de substratos e solo para jardinagem e paisagismo. A empresa também tem um moderno parque de máquinas com trituradores e telas esperando para fazer um contrato de corte verde francês. Além de tudo isso, nos últimos anos, surgiu uma nova área de negócios em torno da biomassa lenhosa. Pascal Frémin considera que tem um grande potencial: “No momento, já fazemos 40% de nossos negócios com combustíveis de biomassa, contra zero há apenas quatro anos.”

Pensando grande
Frémin não estava interessada em batatas pequenas. Ele se aproximou dos grandes produtores franceses de energia, Électricité de France (EDF) e Engie SA, para oferecer seus serviços como um fornecedor just-in-time de combustíveis orgânicos. As negociações foram bem sucedidas e Frémin mergulhou no assunto para obter uma compreensão detalhada do processo e das necessidades de seus clientes. Rapidamente ficou claro que uma tela de três frações era a melhor solução para triagem. Logo em seguida, uma tela de estrelas da Multistar L3 foi entregue pelo parceiro de vendas francês Hantsch.

Soluções urgentemente necessárias
Mas houve um grande problema na frente do processo, a destruição. O triturador de alta velocidade, que até então tinha dado bom serviço para compostagem, não foi capaz de fornecer a saída desejada. Frémin lembra a situação: “Desde o início, não foi possível tornar o processo econômico. Fizemos muitas multas, ou melhor, muito pouco produto do material de entrada. As máquinas estavam funcionando sem parar, no entanto, estávamos mal cumprindo nossos compromissos. ”Então, ficou claro para Frémin que ele teria que procurar uma alternativa.

O recém-chegado ganha o teste
Ele convidou os fabricantes para um grande teste e usou seu conhecimento recém-adquirido para avaliar a qualidade, o rendimento e a sensibilidade dos fragmentos das máquinas aos contrários. Uma máquina - a mais nova - rapidamente assumiu a liderança. “O Axtor era claramente superior à concorrência. Nenhuma outra máquina me permite extrair tanto combustível de todas as diferentes matérias-primas. ”Uma visita à sede da Komptech em Frohnleiten, na Áustria, selou o acordo. Pouco tempo depois, Pascal Frémin assinou um pedido para seis Axtor 6010s.

Pronto para enfrentar os desafios
"Nossa estratégia é levar matérias-primas de menor valor, como estacas verdes, galhos e aparas de arbustos e porta-enxertos, e transformá-los em produtos de maior valor", diz Frémin sobre seu modelo de negócios. A Ecosys tem metas ambiciosas: em 2020 a empresa quer faturar 20 milhões de euros com combustível de fontes renováveis. Ativos importantes nesse impulso serão as telas estrela Axtor, Multistar e os separadores de melhoria de qualidade, como o Stonefex e o Hurrifex. Frémin parece certo para alcançar seu objetivo de contribuir para um ambiente mais habitável.