CHIPPO FELIZ

A empresa Beat Risi, em Sempach, na Suíça, trabalha com demolição e engenharia civil e agora também processa madeira para biocombustível, que é vendida para associações locais de aquecimento e usuários particulares.

18 DE JULHO DE 2014

A demanda cada vez maior por lascas de madeira na Suíça motivou o empreendedor inovador Beat Risi a investir em um "profissional". Antes disso, sua empresa sempre usava trituradores acionados por trator, mas em 2011 Risi comprou seu primeiro picador montado em caminhão, um Komptech Chippo 5010 Cd. Com ele, ele adquiriu não apenas uma nova máquina móvel, mas também a experiência, consultoria, conhecimento e excelente serviço e logística de peças de reposição da W. Mahler AG, distribuidora de picador da Komptech na Suíça.

Condução direta
Um picador montado em caminhão geralmente oferece uma visão mais fácil do que está acontecendo, operação mais direta e velocidades mais altas ao mover de um trabalho para outro. O Chippo 5010 Cd também oferece outras vantagens sobre seus concorrentes. Em cooperação com a fabricante de caminhões, a MAN Komptech desenvolveu uma transmissão especial que permite a alimentação direta do picador do motor do caminhão, eliminando a necessidade de um motor adicional de picador. Isso reduz o peso e o consumo de diesel, bem como os custos de operação e manutenção.

Maior e melhor
O alto rendimento é outro grande benefício. Sua ingestão agressiva com pré-compressão por dois cilindros de admissão horizontais e dois verticais pode suportar toras de até 75 cm de diâmetro. O arranjo de montagem da lâmina da Komptech também é muito inovador. As lâminas podem ser trocadas em apenas alguns minutos, então o picador está pronto para o próximo trabalho rapidamente. A descarga de cavacos pode ser por transportador ou flexível e precisamente por soprador de velocidade variável. O sistema de refrigeração externo é projetado para alto desempenho contínuo.

Beat Risi está feliz
A Beat Risi está bastante satisfeita com o picador Komptech verde escuro da W. Mahler AG. As encomendas de madeira para energia continuam a subir, levando Risi a comprar um segundo picador móvel. Com sua experiência positiva com o Chippo, não foi difícil decidir onde procurar. Desta vez, o Risi escolheu uma versão Chippo 5010 Cdt. O "t" significa "turnable". Sua unidade de lascar é montada em uma plataforma giratória sólida e gira hidraulicamente através de 260 °. A matéria-prima que processa pode estar à direita ou à esquerda da estrada. Com o toca-discos, esse picador não precisa se virar, muitas vezes um processo trabalhoso em estradas estreitas. Em vez disso, ele pode transformar o picador para que o feed esteja exatamente onde é necessário.