CHIPPING PERFEITO

Ainda em grande forma após quase 11.000 horas de operação. Para Matthias Möller, o seu Chippo 5010 Cd é o chipper ideal.

5 DE NOVEMBRO DE 2014

2014 é um ano de triplo aniversário para Matthias Möller e sua empresa florestal em Willingen, na Alemanha. Primeiro veio seu 30º aniversário. Então, o 10º aniversário da fundação de sua empresa. E então o Chippo 5010 Cd passou a marca de 10.000 horas de operação. Para Möller, isso não é um problema; ao contrário, mostra o quão difícil é esse chipper de bateria móvel. Construído pela empresa austríaca-alemã Komptech, é projetado para um longo serviço. "Ele faz mais de 2.500 horas de operação por ano, e nem todo chipper pode lidar com isso, e o trabalho é tudo menos fácil", diz Möller. Ele está completamente familiarizado com as tensões e esforços que um triturador está sujeito em operação.

"Sweetie" em uso contínuo
Thomas Fischer, um empregado de longa data de Matthias Möller, é normalmente o único na empresa que administra o Chippo. Ele chama de "schätzchen" (querida). Se Fischer estiver ausente, Möller é o único operador substituto. "Esse arranjo funcionou muito bem. Thomas é muito cuidadoso com a máquina" dele "e acompanha os intervalos de manutenção. Ele também opera o picador de maneira muito econômica", acrescenta Möller com uma risada.
Este 5010 Cd foi o primeiro móvel Chippo Komptech trazido no mercado nesta configuração. Não houve grandes quebras até agora. "Se algo ficar preso, a Komptech cuidará disso sem precisarmos procurá-los ou reclamar de qualquer coisa", diz Möller, aprovando a maneira como os técnicos da Komptech sempre respondem rapidamente em caso de problemas.

Economia, alto desempenho, melhor qualidade de chip
No que diz respeito a Matthias Möller, o Chippo 5010 Cd continua a ser a máquina ideal para as suas necessidades e para os seus clientes não menos exigentes. "O chassi de três eixos torna o Chippo muito manobrável, por isso é fácil de usar em estradas estreitas. Isso significa que espaços apertados não representam problema, mas ainda somos muito flexíveis e podemos estar no local rapidamente. É muito econômico de rodar. Medimos o consumo em uma média de 35 litros de diesel por hora, o que é mais do que excelente, dadas as condições de trabalho, às vezes, muito exigentes, e também boa - até 220 metros cúbicos por hora são sempre possíveis. importante para mim a qualidade dos chips é incomparável. Mesmo com material de entrada abaixo do ideal, ainda há um componente muito baixo de finos. Isso é o que torna isso diferente de outros picadores. "

"É essa qualidade que diferencia o Chippo", diz Möller. Ele pode em breve estar procurando um sucessor para seu confiável chipper - e por que não um novo Komptech Chippo, que poderia trabalhar outras 10.000 horas de operação sem problemas?