BIOMASSA: PROCESSAMENTO SISTEMÁTICO

O processamento econômico e eficaz da biomassa não se tornará menos importante no futuro. Muito pelo contrário, em um mercado altamente competitivo, é mais vital do que nunca. A Komptech oferece uma linha completa de maquinário de processamento.

COMUNICADO DE IMPRENSA, 08 DE JANEIRO DE 2017

A fração lenhosa em cortes verdes é cada vez mais utilizada como combustível de biomassa. Este material é frequentemente chamado de “madeira trituradora” devido à forma como é processado - normalmente não é lascado com lâminas afiadas, mas triturado com dentes sem corte. Isso quebra e rasga a madeira. Com máquinas de alta velocidade, há também um efeito de trituração de impacto.

Processos cuidadosamente considerados com o Komptech
Como muitas vezes, a tecnologia usada no processamento desempenha o papel decisivo no uso econômico da fração de corte verde lenhosa, seja para compostagem ou produção de combustível. Em muitas usinas de compostagem, a produção eficiente de combustível de biomassa de alta qualidade tornou-se uma linha vital de negócios, além da compostagem. A consideração cuidadosa das máquinas de processamento corretas pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso na produção de combustível.

A madeira trituradora é afetada por muitos fatores e tem diferentes qualidades de combustível, dependendo se a matéria-prima foi separada ou misturada. Por exemplo, a madeira trituradora de estacas de árvores e arbustos difere da madeira trituradora feita a partir de porta-enxertos. O processamento precisa levar em conta esses diferentes fatores. O material é processado mecanicamente, bem como biologicamente, mecanicamente através de uma combinação de trituração, triagem e ventosagem e biologicamente por secagem.

Em cada caso, o processamento deve idealmente começar com um triturador de baixa velocidade (velocidade de circunferência do rotor 1-2 m / s). O Crambo, um triturador de madeira resistente para todos os fins, é ideal para a tarefa. Com seus cestos de tela grande, ele produz o tamanho de grão correto para processamento adicional. O picador de madeira de alta velocidade Axtor pode ser outra opção. Dependendo da matéria-prima, ela pode ser executada com lâminas rígidas ou de giro livre.

O material triturado deve ser seco biologicamente por uma a três semanas, dependendo da umidade. O torneamento de compostagem com um torneiro adequadamente dimensionado acelera o processo para manter a secagem do material, mas não a compostagem, pois isso levaria a um escurecimento indesejável. O novo Topturn X4500 é perfeito para o trabalho. Seu grande tambor acionado hidraulicamente garante um giro eficiente.

Finalização - triagem e limpeza
Posteriormente, o material é triado em três frações, idealmente com uma tela de estrela da série Multistar como a Multistar L3. Cria três frações em uma passagem; a fração média é usada como combustível. À medida que o material passa sobre uma cama de "estrelas" giratórias em forma de roda dentada, elas derrubam quaisquer impurezas como a lama do material, dando uma saída de alta qualidade com cortes verdes amadeirados em particular.

A saída pode então ser executada através de um removedor de pedras e, se necessário, de uma peneira de vento para libertá-la de contaminantes indesejáveis. O separador de pedras Stonefex melhora a qualidade do combustível removendo até 90% das pedras e materiais inertes. “Fly-aways” leves, como filmes plásticos, podem ser removidos em uma peneira de vento Hurrikan.

Os usuários que desejam uma solução compacta podem ter um na forma do Hurrifex, que combina as duas funções. A Komptech oferece em versões estacionárias e móveis. Em apenas uma passagem, separa os contaminantes pesados ​​e pesados, juntamente com os mosquitos leves. Os parâmetros de separação são fáceis de ajustar e permitem uma ampla gama de aplicações. Todos os componentes são alimentados eletricamente, seja a partir de energia da rede ou com o gerador a diesel embutido.

Com cortes verdes coletados, essas técnicas proporcionam rendimentos de combustível entre 35 e 50%. A diferença tem a ver com a secagem biológica. Com trituradores de alta velocidade e sem secagem biológica, o rendimento cai abaixo desses níveis.

Vale a pena notar que, para o seu 25º aniversário, a Komptech criou algo especial. Os clientes que compram uma nova máquina móvel durante a campanha recebem uma garantia gratuita por 25 meses ou 2500 horas de operação. A campanha começa em 1º de março e termina em 31 de agosto de 2017.