BENS DA NATUREZA

Em um estreito vale na Estíria, na Áustria, Johannes Dietmaier criou uma empresa com visão empreendedora, cujo uso de matérias-primas biogênicas une a proteção ao clima, a sustentabilidade e a criação de valor regional de maneira exemplar.

13 DE MARÇO DE 2014

O nome da empresa "Naturgut" - produtos da natureza - é também a sua razão de ser. O próprio programa de compostagem da empresa fornece um ingrediente-chave para produtos naturais de alto valor para jardinagem e paisagismo, enquanto sua produção de biomassa fornece combustível de aquecimento para residências, bem como grandes instalações de eletricidade e aquecimento.
Não é fácil ter Johannes Dietmaier em uma foto. Vire-se e ele está de volta na carregadeira de rodas, trabalhando fora. "É assim que ele é", diz Werner Brunner, responsável pelo atendimento ao cliente. “Quando ele vê algo que não é do jeito que ele quer, ele não descansa até consertar”. Pensar no futuro e ter a coragem de começar algo novo é uma característica do fundador da empresa. Crescendo em uma fazenda, logo no início, Johannes Dietmaier estabeleceu a meta de levar suas operações a um nível sustentável e ambientalmente compatível.

"Apenas a mais alta qualidade é boa o suficiente para nós"
Quando a recolha separada de resíduos biodegradáveis ​​foi introduzida na Áustria em 1992, Dietmaier decidiu criar uma operação de compostagem. Como agricultor orgânico com raízes profundas no solo, Dietmaier sabia desde o início que apenas o melhor composto tinha o direito de ser espalhado em campos agrícolas. A recompensa por todo esse trabalho é um composto de qualidade controlada que é compatível com muitos tipos de solo. Outra oportunidade de negócio é a expansão da gama de produtos com produtos relacionados. “Usamos casca de lariço local como material decorativo e de cobertura morta”, explica Dietmaier, e elogia um importante “colega”. “Aparência uniforme, grão definido - depois de lascar, o próximo passo mais importante é examinar a casca, e podemos confiar totalmente em nosso novo Multistar L3 para cuidar disso. ”O nome completo da máquina é na verdade Multistar L3-L, com a L em pé para um deck de tela mais grosso.

Combustível da floresta
Essa tela também é bem aproveitada na preparação da biomassa, a segunda maior linha de negócios da empresa. Na área de preparação criada em 2007, a biomassa local é transformada em combustível. Além de lascas e lenha para venda para pessoas físicas, a Naturgut usa estacas lenhosas verdes e restos florestais, fragmenta o material com um Crambo e o filtra, e o vende para usinas de aquecimento maiores.
Na Áustria, a Naturgut é provavelmente a empresa com maior experiência no processamento de resíduos florestais, o termo para ramos e coroas deixados pela colheita mecânica de madeira. “Não é um assunto simples”, Johannes Dietmaier prontamente admite, “Mas na minha opinião não temos alternativa senão usar esse recurso. Como prestador de serviços, nós cuidamos da remoção e a usamos para criar um combustível para as plantas de aquecimento.

A logística requer experiência e flexibilidade.Dietmaier diz: “Infelizmente, não existe uma maneira única de fazer as coisas, e a margem de erro para sair do lado do lucro é pequena.Processamento no local, ou seja, diretamente na estrada florestal, ou transporte do material solto para um local de processamento, triturando com nosso triturador de alta velocidade Axtor ou triturando com o Crambo, processamento adicional por triagem e separação de pedras com nosso Hurrifex - muitas coisas tem que ser decidido caso a caso.Em qualquer caso, temos o parque de máquinas e o know-how logístico para fazer o trabalho. ”