UMA NOVA DIREÇÃO NA SUÍÇA

O declínio das margens no negócio de madeira usada exige uma repensação dos métodos de processamento mais eficientes. Pré-destruição de baixa velocidade seguida de triagem de estrelas está no topo da lista. A Holz- und Stockrecycling AG em Otelfingen está testando as vantagens da combinação do Crambo e do novo Multistar One com o retorno excessivo.

03 DE JANEIRO DE 2017

Em Otelfingen, perto de Zurique, uma nova combinação de máquinas está em operação de teste por alguns dias. Consiste em um Crambo direct 5200 e um Multistar One. O objetivo do teste é obter dados sobre a rentabilidade e investigar a influência que a qualidade do material tem sobre os processos de combustão na planta de cogeração nas proximidades.

Uso de combustível no local
Neste caso, “próximo” é um eufemismo, uma vez que a instalação de processamento de madeira residual e a usina de cogeração estão em um mesmo local. Não há necessidade de caminhões. Uma correia transportadora é suficiente para mover o combustível do armazenamento para o bunker intermediário. Andreas Suter, diretor da Holz- und Stockrecycling AG, é parcialmente responsável por esta situação favorável. Com uma boa dose de pioneirismo e ousadia, em 2002 a empresa inaugurou a usina de Otelfingen. A empresa investiu milhões de dígitos na geração de energia renovável. Mas, à medida que as condições de negócios mudavam, ficava cada vez mais difícil operar lucrativamente, e assim, em 2008, a empresa levou um grupo internacional de energia a bordo, que desde então se tornou o acionista majoritário. “Em 2011, todo o sistema foi reformado e uma rede de aquecimento distrital foi construída para a zona industrial circundante. Agora a fábrica opera no preto, mas para nós, como pessoas físicas, o investimento não teria sido possível ”, observa Suter, que agora se concentra inteiramente no fornecimento de combustível.

100 toneladas por dia
A usina de cogeração usa 100 toneladas de combustível por dia para produzir 18 milhões de kWh de eletricidade e 8 milhões de kWh de calor. Com 35.000 toneladas por ano, a usina consome 90% do combustível produzido no local, com o restante indo para outros produtores regionais de energia. A instalação processa os graus de madeira residual AI para madeira não tratada em AIII para painéis de partículas revestidos e pintados. Tudo precisa ser transformado em um combustível homogêneo. O trabalho é feito por um pré-triturador elétrico Crambo 5000 e um triturador diesel de alta velocidade.

Pontos positivos da nova tecnologia
No futuro, uma tela assumirá o papel do shredder de alta velocidade. Atualmente, os testes estão em andamento em uma combinação de um Crambo e uma tela estrela com retorno integrado de overlengths para o shredder, para ver se ele pode substituir a etapa de lascagem que consome muita energia e desgaste. Os resultados são promissores. Em vez de um triturador de centenas de quilowatts com a sua poeira e ruído, o rastreador quase silencioso não chega a 20 kilowatts. E há outro benefício. Andreas Suter estima que reduz multas em 30 a 40 por cento. O teste durante vários dias é necessário para determinar o efeito que o combustível modificado terá na combustão da central de cogeração. Após dois dias de operação, Suter está otimista. “As medições dos gases de escape mostram uma clara tendência descendente, especialmente o monóxido de carbono. Os óxidos de nitrogênio também caíram. Ainda estamos aguardando os resultados de laboratório para as amostras de cinzas e filtros de exaustão, mas também estamos otimistas sobre eles. ”

Suter está certo de que, enquanto a nova combinação dá um pouco menos de produtividade, a maior qualidade do produto e os custos operacionais mais baixos compensarão isso. A máquina de testes Multistar One pode ter alguns problemas iniciais, e certamente para a sua localização, Suter precisa de uma versão estacionária em vez da máquina móvel que testou, mas uma coisa é clara - esta é uma configuração com futuro.